Eles são charmosos, irresistíveis e parecem saber exatamente o que fazer para conquistar. Como no filme Fresh, lançado em 2022, também levam pedaços de suas vítimas.
Depois de alguns (muitos) encontros frustrados, marcados por meio de um aplicativo de relacionamentos, Noa, uma mulher americana jovem, dá match com Steve, um homem que promete ser mais do mesmo, mas acaba surpreendendo a jovem. Steve é bonito, charmoso, se mostra sensível e verdadeiro e se comporta de uma forma muito diferente do que os antigos pretendentes de Noa. Uma única noite no bar, regado a bebidas e cerejas, foi o bastante para que Steve conquistasse a simpatia e despertasse em Noa uma nova atração romântica.
Steve parecia ler Noa da melhor forma possível: sabia elogiar, fazê-la rir sem soar forçado, parecia sincero em suas palavras e ações. Os dois logo cederam à química sexual e passaram a noite juntos, em uma mistura do que parecia ser “bom demais para ser verdade” e “finalmente encontrei a minha metade”. Mas é sempre importante lembrar: ninguém é metade de ninguém, somos seres humanos completos que não precisam do outro para estarem inteiros.
Steve aproveita o momento de sedução e paixão e, rapidamente, convida Noa para viajar com ele para uma cidade vizinha. Só os dois, uma viagem romântica e inesperada, movida pela paixão e pelo desejo. Noa conta à sua melhor amiga, Mollie, que vai embarcar na aventura amorosa. Mollie fica desconfiada, tudo parece acontecer rápido demais naquele “conto-de-fadas”, e pede para a amiga mandar notícias durante a viagem.
Noa percebe, no carro de Steve durante o percurso da viagem, que seu celular não tem sinal. Os dois chegam em uma casa afastada do centro da cidade. Ele, então, continua exercendo seu poder de sedução sobre Noa, até que serve para a jovem uma bebida que contém um sedativo e faz Noa desmaiar. Quando acorda, ela está presa em um quarto, no que parece ser uma cela dentro de um porão, e Steve explica: “eu te droguei. E agora vou vender pedaços seus para outras pessoas comerem”.
A parte pelo todo: o ciclo de um relacionamento com um narcisista
As cenas descritas fazem parte do início de Fresh, lançado em 2022 e dirigido por Mimi Cave, estreante no universo dos longas-metragens. O filme, escrito por Lauryn Kahn, foi a grande sensação do último festival de Sundance, não só pela trama surpreendente, mas pelas interpretações que podem ser absorvidas do enredo.
Além de ser um filme de suspense, onde um homem sequestra mulheres e as mantêm vivas em cativeiro para vender partes de seus corpos, o longa é uma alegoria poderosa sobre relacionamentos abusivos, que retrata todo o ciclo de violência pelo qual uma pessoa passa ao se relacionar com alguém que tenha Transtorno de Personalidade Narcisista.
Steve é o típico homem narcisista em busca de uma vítima. Neste caso, a mulher que cruzar seu caminho será de fato vítima de sequestro e tortura, mas ele também se assemelha muito aos homens abusadores. O personagem é charmoso, misterioso, diz o que sua vítima quer ouvir e tem pressa para conduzir o relacionamento para algo mais sério, não é à toa que logo ele convida Noa para uma viagem.
Neste momento, Noa vive a primeira fase do ciclo do relacionamento abusivo: o love bombing, onde o narcisista é extremamente romântico e sedutor, para enlaçar a vítima em sua teia. Nesta fase, narcisistas comumente enchem suas vítimas de elogios, presentes e viagens, fazem questão de estarem o tempo todo ao lado da vítima e chegam a sufocá-la, transfigurando o controle em amor e preocupação.
É comum que neste momento as vítimas se afastem dos amigos e da família – Noa, por exemplo, não tem parentes, pais ou irmãos em sua convivência e tem apenas Mollie como melhor amiga, o que a torna a vítima perfeita. Depois do love bombing, ou bombardeio de amor, o narcisista inicia a fase do ciclo de abuso que é conhecida como tensão, na qual a vítima começa sofrer provocações e humilhações. Este momento é usado pelo narcisista para mostrar que está no controle, ao mesmo tempo que amedronta a vítima de forma sutil.
Steve inicia a fase da tensão quando coloca droga na bebida de Noa e a prende em uma cela. O personagem continua sendo muito sedutor e educado, oferecendo-se para cozinhar e cuidar da jovem, mesmo a mantendo em cativeiro. Ele repete a frase: “Ainda sou eu, Steve” e, ao mesmo tempo, usa o terror psicológico para mantê-la com medo e sob controle quando diz que vai cortar pedaços do seu corpo para vender, para outras pessoas comerem.
Sentindo-se desesperada, Noa descobre que não é a única vítima de Steve, que outras mulheres foram presas e mantidas em cativeiro para o mesmo fim. Outra característica do narcisista é vitimizar várias pessoas ao longo do tempo e usá-las para seu benefício enquanto consegue enxergar vantagens naquele relacionamento. Noa conversa com outra mulher, que já está presa há mais tempo, de quem Steve já retirou pedaços do corpo para vender ou cozinhar.
No sentido não-literal, o narcisista realmente se alimenta de suas vítimas, sugando delas toda a energia vital e vontade de viver, cortando delas pedaços que não são necessariamente físicos, mas que podem se perder para sempre ou demorarem para ser reconstruídos: sua autoestima, sua confiança em si mesmas, seus gostos, seus hábitos, sua individualidade.
Noa tenta escapar de Steve, quando pede para tomar um banho, mas é dominada novamente por ele e acaba desacordada. Quando desperta, está deitada em uma mesa cirúrgica, anestesiada, sem conseguir se mexer. Steve diz a Noa que está tirando pedaços de sua bunda para que ela volte a ser uma boa menina. Esta representa a fase seguinte do ciclo do abuso: a explosão. Neste momento, a vítima está de fato paralisada dentro da situação e o narcisista se aproveita daquele momento para agredir, muitas vezes fisicamente, como uma forma de lição por ela não ter se comportado como o abusador esperava.
Depois de passar pela retirada de pedaços do seu corpo, Noa retorna a sua cela e Steve volta a tratá-la bem, dando-lhe atenção demasiada e dizendo que realmente gosta dela, que ela é diferente das outras mulheres – voltamos à fase do love bombing.
Carne fresca: sempre em busca de novas vítimas
Além do filme retratar o ciclo de abuso que uma vítima do narcisista sofre ao longo da relação, outras referências e comportamentos típicos de quem sofre do Transtorno de Personalidade Narcisista são retratados. Um deles é a tranquilidade com que Steve conta o que faz com suas vítimas e a destreza que ele tem para cortar e empacotar pedaços das mulheres que são vendidas. Geralmente, narcisistas não veem nada de errado em seus comportamentos e não admitem que vão muito além do que seria considerado aceitável em um relacionamento amoroso.
Outra representação interessante é Mollie, melhor amiga de Noa, que descobre que Steve é casado, tem filhos e é muito competente em manter as aparências de um homem respeitável, que leva uma vida normal; a infidelidade é uma característica comum em relacionamentos com narcisistas. Como se não bastasse, ela percebe, quando já tarde demais, que a esposa de Steve é sua aliada no esquema sinistro de venda de partes de mulheres para outros homens. No entanto, na cena seguinte, a mulher de Steve vai tomar banho e mostra que também foi vítima dele, já que não tem uma das pernas – estaria ela atuando como cúmplice para garantir sua sobrevivência?
Quando Noa questiona Steve do porquê manter suas vítimas vivas em vez de matá-las, ele diz que a carne fresca das mulheres vale muito mais – para os narcisistas, encontrar uma nova vítima, que será seduzida e depois emaranhada no ciclo de abuso, é o que reacende a euforia do relacionamento amoroso. É sempre importante lembrar que narcisistas não sentem amor ou compaixão por suas vítimas.
A certa altura do filme, Steve entrega à Noa uma revista feminina, com dicas para seduzir o homem amado. Noa usa algumas dessas dicas para enganar Steve e fazê-lo desenvolver mais confiança nela. Ela, inclusive, come em algumas refeições a carne de outras mulheres – uma outra simbologia para mostrar que, muitas vezes, as vítimas de narcisistas entram em seu jogo por manipulação ou sobrevivência e chegam a se perguntar se as manipuladoras narcisistas são elas.
Já nas cenas finais, Mollie acaba presa em uma cela, assim como Noa, quando vai procurá-la. As duas amigas tentam escapar de Steve, se apoiando e se ajudando durante a fuga. Um amigo de Mollie segue o sinal de seu GPS e vai até a casa onde ambas estão sendo mantidas prisioneiras, mas, ao ouvir tiros e barulhos de briga, dá meia volta no carro em vez de socorrer as duas mulheres. Outra alegoria bastante pertinente sobre como, muitas vezes, outros homens fecham os olhos para os relacionamentos abusivos que estão acontecendo em seu convívio.
Para além das cenas de terror e do estranhamento causado por existir uma trama que envolve canibalismo, o filme Fresh traz uma reflexão importante para quem se relaciona ou conhece alguém que se relaciona amorosamente com narcisistas: são pessoas sem empatia, capazes de despedaçar suas vítimas e roubar delas, à força, partes importantes de suas personalidades, para quais ainda não existem próteses.
Histórias de terror escritas por narcisistas
Saiba quais são os comportamentos mais comuns de um narcisista em cada etapa do ciclo de abuso em um relacionamento amoroso.
Love Bombing:
Tensão:
Explosão:
Insultos, chantagens e constrangimentos em público
CONTATO
Precisando de ajuda?
Entre em contato através dos links abaixo: